SEE ENCERRA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - ANO LETIVO INICIA EM 3 DE JULHO


A Secretaria Estadual de Educação e Esportes - SEE encerrou nesta quarta feira, 8 de junho, a Primeira Jornada Pedagógica da Educação Escolar Indígena. A formação destinada a 56 professores Indígenas, aconteceu na Escola Estirão do Caucho, localizada no Rio Murú Aldeia Caucho.


Para a Coordenadora da SEE em Tarauacá Profesora Janaina Furtado, que esteve presente no local com uma equipe da SEE, o momento é de alinhamento e planejamento das ações a serem desenvolvidas no ano letivo de 2023 nas escolas de educação indígena. "É 
Governo do Acre encerrando mais uma missão através da nossa Secretaria de Educação e Esportes  e deixando tudo encaminhado para o início do ano letivo 2023 em nossas escolas de educação indígena que inicia no próximo dia três de juho", declarou.


De acordo com a Coordenadora da Educação Escolar Indígena Pprofessora Edna Yawanawá, os 56 professores puderem expressar suas dificuldades e seus anseios quanto aos mais diversos aspectos desde a montagem do quadro de professores ao preenchimento das cadernetas /pagelas. 
"Ainda temos muitas dificuldades pois nossos professores estão realmente querendo mudanças e adequações. Temos professores a nível acadêmico, como professores a nível fundamental incompleto. além de professores bilingues e monolingues em sua língua materna o Hãtxakui. Nosso objetivo é que a educação escolar indígena seja atendida dentro de suas necessidades e especificações. Não queremos nem é nossa intenção mudar a educação indígena, nem seu modo de viver e se organizar mas, sim que os nossos alunos sejam alfabetizados tanto em sua língua materna como em língua portuguesa", destacou. Edna disse ainda que o Governo deseja que todos os alunos estejam devidamente matriculado e inseridos no Censo. "Sonhamos com a construção das escolas para que as crianças possam estudar em segurança e tranquilidade. Nossos alunos recebem merenda, kits e agora receberão os uniformes escolares é um compromisso da nossa gestão e do nosso governador Gladson Cameli. Nenhum aluno indígena fora da Escola, finalizou.


De 5 a 8na Aldeia Estirão do Caúcho, aconteceu a JORNADA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO HUNIKUI E IMPLEMENTACAO DO NOVO ENSINO MÉDIO HUNIKUI.

Participaram desta formação 56 professores indígenas de 4 terras indígenas, 
Terra indígena Praia do Carapana, 
Terra indígena Estirão do Caucho, 
Terra indígena Humaita
Terra indígena Colônia 27 Aldeia Pinuya. 
Foram 4 dias de estudo e transmissão de conhecimentos em que os três formadores vindo de Rio Branco.
Maurisete, Cristiane e Djalcir intermediaram e conduziram esse processo. 
O objetivo desse encontro foi informativo administrativo e implantação do novo ensino médio especialmente na Escola Estadual Indígena Estirão do Caúcho, onde funciona da primeira a terceira série do ensino médio.

(Por Assessoria/SEE/Tarauacá)

Postar um comentário

Não aceitamos comentários anônimos e que tenham conteúdos ofensivos ou preconceiruosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem