Em Tarauacá, a Escola Estadual Tupanir Gaudêncio da Costa é a primeira do ensino fundamental a oferecer aulas em tempo integral aos seus alunos. A agora, Escola de Ensino Fundamental II Integral Tupanir Gaudêncio da Costa, iniciou o ano letivo na última segunda feira (18) com as atividade chamadas de acolhimento de boas vindas aos estudantes, servidores e professores.
Na oportunidade, foi realizado o acolhimento de todos os funcionários e alunos pela equipe da Escola de Ensino Médio Integral Híbrido Dr. Djalma da Cunha Batista, na representação dos professores Márcia Mourão e Jarbas Souza e alunos protagonistas.
Uma semana antes, a equipe de funcionários da escola assou por uma formação continuada de implementação do Modelo Integral e planejamento, realizados pela Equipe Pedagógica da SEE da Divisão de Escolas Integrais - Anos Finais.
Para a diretora da escola Gracilene Oliveira, as expectativas para esse novos modelo de Escola em Tempo Integral são as melhores. "Vamos trabalhar o pleno desenvolvimento de nossos alunos, que é o sonho de toda instituição. Receber esse modelo nos deixa muito feliz", declarou. Gracilene disse ainda que a escola ainda precisa receber os ajustes em sua estrutura para que possa estar dentro das condições que exige o novo modelo, que são os três pilares: tempo, espaço e conteúdos, para garantir o funcionamento da mesma e auxiliar na aprendizagem do aluno.
O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei n. 14.640, de 31 de julho de 2023, visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), o programa busca o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.
O programa prevê assistência técnica e financeira para a criação das matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais). Nesse âmbito, são consideradas propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral, e a priorização das escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.
A assistência técnico-pedagógica e financeira aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal tem, como ponto de partida, a adesão ao mecanismo de fomento financeiro para a criação de matrículas de tempo integral. A adesão ao programa e o recebimento dos recursos não solucionam, contudo, o complexo desafio de organização, gestão e implementação da educação integral em jornada ampliada na rede de ensino. Para assegurar a qualidade e a equidade na oferta do tempo integral, o programa foi estruturado em cinco eixos (Ampliar, Formar, Fomentar, Entrelaçar e Acompanhar), articulando uma série de ações estratégicas, disponibilizadas a todos os entes federados.
fonte: Blog do Accioly