Nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2023, a Coodenadora do Nucleo Estadual de Educação em Tarauacá, Professora Janaina Furtado, acompanhada da Coordenadora da Educação Escolar Indígena, Professora Edna Yawanawá, deslocaram-se até a Aldeia Nova Esperança no Alto Rio Gragório, com a finalidade de iniciarem a entrega na escola Iva Sttiho, de material escolar como carteiras, num total de cinquenta e quatro, uniformes para os cento e dois alunos, kits dos alunos, material de expediente, utesílios de cozinha, material de higiene e limpeza, fogão e outras estruturas.
De acordo com Edna, boa parte desse material foi comprado com recursos do PDDE, sendo a única escola da região que recebe essa ajuda do governo federal. "O rio deu até uma 'águazinha' boa que facilitou, principalmente o transporte e a entrega das cadeiras que vão assim poder ajudar e proporcionar alegria e conforto para as crianças indígenas. É um esforço coletivo, feito com muito dedicação, respeito e responsabilidade. Sabemos que não está fácil pra ninguém. A maioria das escolas indígenas não têm recursos e, por isso, temos dificuldades no acesso ao material escolar", declarou Edna.
Para a Coordenadora Janaina Furtado, o Governo do Estado através da SEE tem dispensado todos o esforços para estruturar as escolas das diversas localidades de Tarauacá, indepedente se é urbana, rural ou indígena. "Estamos felizes por poder ir pessoalmente, passar mais de 15 horas dentro de uma embarcação, conhecer a realizade das nossas escolas da educação escolar indígena. Fomos recebidos pela comunidade muito bem representada pelo jovem Cacique Biraci Junior, que durante a noite promoveu uma cerimônia de boas vindas com apresentações da cultura Yawanawá. Eu adoro a cultura indígena e toda a riqueza nela representada. Promover educação para essas comunidades é missão honrosa", disse a coordenadora.
A próxima entrega de kits escolares e uniformes está prevista para acontecer nas escolas da educação indígenas, localizadas nos Rios Muru e Tarauacá, além de acompanhamento pedagógico, conversa com professores e as comunidades escolares.
(Assessoria/Nucleo/SEE/Tarauacá)