Educação oferta curso de formação continuada para assistentes educacionais do Estado

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional, está ofertando um curso de formação continuada para os assistentes educacionais. As aulas presenciais acontecem nesta terça-feira, 17, e na quinta-feira, 19, no auditório da SEE.

O curso, de acordo com a chefe do departamento, professora Lídia Maria Cavalcante de Lima, tem um total de 160 horas/aula e também é oferecido no formado a distância (EAD), por meio da plataforma moodle. Os assistentes educacionais trabalham com os alunos do ensino especial, nas escolas.

Aulas presenciais do curso acontecem no auditório da SEE. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O curso é dividido em eixos, como o sócio-emocional, ética, conhecimentos pedagógicos, além do eixo educação especial. Eles são ofertados tanto por formadores do Departamento de Formação como por profissionais do Departamento de Educação Especial da SEE.

De acordo com a professora Lídia Cavalcante, entre os objetivos do curso está a formação continuada e o fortalecimento dos profissionais. “Precisamos desenvolver suas competências diante da função que exercem, capacitando-os para o exercício da profissão”, explicou.

A chefe do departamento, destacou a importância da capacitação dos assistentes, já que boa parte dos profissionais estão iniciando na carreira. “Além disso, é necessário trabalhar a inclusão com esses profissionais, a fim de qualificá-los para o processo ensino-aprendizagem e para que eles possam desenvolver suas competências e habilidades”, disse.

Edeilson Carneiro: “O curso está sendo muito proveitoso”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Entre os assistentes educacionais que participam da formação continuada está Edeilson Carneiro. Ele trabalha há seis meses na Escola Elias Mansour, no Bairro Taquari, e diz que a capacitação está sendo muito proveitosa.

“O curso é importante para que possamos absorver conhecimentos em nossa área de atuação, abordando temas e formas de trabalho para que exerçamos a profissão com união, sabendo nos portar e reagir diante das situações que são apresentadas no dia a dia da escola”, enfatizou.

AGÊNCIA/ACRE

Postar um comentário

Não aceitamos comentários anônimos e que tenham conteúdos ofensivos ou preconceiruosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem