Comunidade da Aldeia Estirao do Caúcho, recebeu visita programada de uma equipe técnica do Conselho Nacional de justiça - CNJ, que, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, está lançando o Primeiro Projeto de Inclusão Digital no Estado do Acre.
A localidades escolhida para receber este projeto é a Escola Estadual Indígena Estirao do Caucho, por oferecer Ensino Médio estar mais próxima da cidade e um ter bom acesso a Internet.
Fernando Sevá, Assessor Técnico e Júlia Tainá Maia, Assessora Jurídica, explicaram a importância do projeto. Dois alunos, que serão escolhidos pela direção da escola, vão ser treinados para estarem à frente deste trabalho, o que posteriormente poderá lhes render um contratado remunerado, além de receberem estrutura de escritório com móveir e computadores.
De acordo com a Coordenadora da Educação Escolar Indígena SEE/Tarauacá, Professora Edna Yawanawá, a Secretaria Estadual de Educação é quem indica os locais que tem a capacidade e disponibilidade de instalação desse projeto. Daí então, recebem a visita dos técnicos para uma vistoria 'in locu' do espaço e em seguida outros setores como o de tecnologia e logística fazerem também sua parte na organização do local.
"Os serviços oferecidos permitem acesso a todo processo relacionado à justiça, INSS, TRE, Salário maternidade, aposentadoria, Processos judiciais e outros. Agradecemos a nossa coordenadora Janaina Furtado pelo apoio, atenção e disposição nessa parceria onde quem sai ganhando é toda a população civil seja indígena ribeirinha ou adjacentes", disse Edna.
Edna disse ainda qie toda sua equie está a disposição para ajudar. "Somos parceiros e trabalhamos para que os serviços públicos cheguem as localidades mais remotas e que a distância seja sempre menor" dfinalizou.
(Assessoria SEE/Tarauacá)
Tags:
INCLUSÃO DIGITAL