REPRESENTAÇÃO DA SEE VISITA COMUNIDADE DOS KATUKINAS NO RIO TAUARY - O "POVO DA ONÇA"


No último 11 de maio, a representação da SEE em Tarauacá, através da  Coordenadora da Educação Escolar Indígena Professora Edna Yawanawá, se deslocou até a comunidade do Rio Tauari onde foi visitar a Aldeia Nomawa do Povo katukina, "o povo da onça".  A viagem foi organizada com o objetivo de verificar a situação da Escola Estadual Indígena Olivia Alves, localizada na comunidade, que desde o ano de 2020, antes da pandemia, já não estava mais tendo aulas. 


De acordo com a Coordenadora Edna Yawanawá, devido o difícil acesso, a distância e pelo fato da comunidade ainda ser 
99% monilngue em sua língua materna, não veio mais até a  cidade. "Tomando conhecimento dessa situação a Coordenadora Geral da SEE em Tarauacá, Professora Janaina Furtado pediu que a nossa equipe se deslocase até o local para tomar ciência da real situação. Junto comigo foi a Coordenadota da Educação no Campo Professora Gleice Sabóia. Fizemos uma reunião com os membros da comunidade para colhermos os subsídios que vão nortear uma ação imediata do Governo do Estado para que a escola volte a funcionar", declarou Edna.


A equipe constatou que o prédio escolar está bem preservado apesar dos anos sem aula, precisando apenas de alguns ajustes, demandas que serão repassadas ao setor responsável da SEE. 
"Realizamos matrículas de cerca de cinqenta crianças e adultos que anseiam estudar o EJA", comentou Edna.


Nesse Rio Tauari a equpe da SEE, encontrou, no Igarapé Rio  Branco, em torno de cento e dez pessoas que vivem ainda da forma mais tradicional, mantendo viva sua originalidade cultural. 
"Nós como estado vamos realizar uma força tarefa para entregar cadeiras, livros, merenda, kit escolar e quadro de giz para a escoa da comunidade. Se tudo der certo, no dia 19 de junho iniciaremos o ano letivo 2023 da educação indígena" finalizou Edna. 




















(Assessoria Representação da SEE/Tarauacá)

Postar um comentário

Não aceitamos comentários anônimos e que tenham conteúdos ofensivos ou preconceiruosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem