A Escola Rosaura Mourão da Rocha, realizou neste sábado, 13 de julho, a Culminância da Primeira Trilha do Projeto 'Arte e Negócio' do Programa Defensores do Futuro. Presentes no evento, a Defensora Pública Morgana Gurjão, Coordenadora do Nucleo Estadal de Educação Professora Maria Elcilardes, Gestora da Escola Rosaura Jocilene Ozório, professores, servidores e estudantes.
O Programa Defensores do Fururo é uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado (DPE/Ac), Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e visa potencializar/fortalecer a educação para o exercício da cidadania de jovens e adolescentes através de ações voltadas para a prevenção e redução das situações de violência nas escolas públicas. Envolve ativamente todos os atores que compõem as instituições de ensino: alunos, pais e profissionais da educação.
Os alunos, que foram os protagonistas do evento, fizeram apresentações de paródia, peça teatral, animação virtual, podcast, explanação das experiências e aprendizagens relacionadas aos temas abordados durante o projeto.
Quem compareceu ao evento teve ainda aoportundade de visitar espaços criados como sala de brechó, galeria de fotos, sala de jogos e pescaria.
A escola Estadual Rosaura Mourão da Rocha e assinaram o termo de adesão ao programa Defensores do Futuro, ainda no mês de fevereiro, na sede do Núcleo de Educação do município de Tarauacá. Na época foram apresentadas as ações, além da construção do cronograma de execução das atividades. A Escola Delzuite Barroro também adeiu ao programa.
Na sua quarta edição, o programa Defensores do Futuro, promovido pelo Núcleo da Cidadania da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), atua em Rio Branco, Senador Guiomard, Cruzeiro do Sul e Tarauacá.
O programa visa contribuir com a missão da DPE/AC na promoção dos direitos humanos para a construção de uma sociedade mais justa. Bem como, contribuir com o fortalecimento da educação para a cidadania de crianças e adolescentes, colaborando para redução de violências nas escolas públicas do estado do Acre.
As ações que compõem o programa, como as Trilhas de Educação Emocional, em Direitos e Empreendedora (Projeto TEEDE) e Protagonize, aplicadas para alunos do 6º ao 9º ano, pais e profissionais de educação, contam com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e Sebrae no Acre.
No ato de adesão das novas escolas, a DPE/AC foi representada pela coordenadora do programa, Rosiane Lima e a assessora do Núcleo de Cidadania, Lucicley de Souza. Participaram ainda, a representante do Sebrae, Joelma Mourão, as representantes da SEE Irteni Nunes e Patrícia Souza, a coordenadora do Núcleo de Educação de Tarauacá, Janaína Furtado e as gestoras das escolas Rosaura Mourão e Delzuite Barroso, Jocilene Ozório e Adriana Oliveira, respectivamente.
(Assessoria/Nucleo/SEE/Tarauacá)
Tags:
DEFENSORES DO FUTURO