Janaina Furtado, Socorro Goes, Léa Freitas e Célia Mourão |
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realiza entre os dias 7, segunda-feira, e 11, sexta-feira, uma jornada pedagógica com todos os representantes dos núcleos dos 22 municípios, além de professores, gestores e também das redes municipais de ensino.
De acordo com a diretora de Ensino da SEE, professora Gleice Souza, entre os objetivos da jornada pedagógica estão a avaliação do primeiro semestre, o planejamento das ações para o segundo semestre e também realizar as orientações didáticas e pedagógicas aos professores.
“Essa jornada tem como finalidade realizar o fortalecimento do ensino dos nossos professores, bem como da aprendizagem dos nossos alunos. Com isso, iremos trabalhar temáticas voltadas para a educação especial, para a [Educação de Jovens e Adultos] EJA, para a educação do campo, para a educação indígena, para o ensino fundamental e para o ensino médio”, afirmou.
Para o fortalecimento da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos, a professora Gleice considera fundamental ouvir os responsáveis pelos núcleos. Além disso, representantes das redes municipais se fazem presente para debater ações conjuntas.
“Durante essa semana estaremos atendendo as escolas das redes municipais com os representantes dos 22 municípios, porque compreendemos que a responsabilidade da educação do Acre não se limita às redes. Ela é um sistema territorial, então estamos nessa parceria”, enfatizou.
A troca de experiências também é fundamental para elevar o nível e a qualidade do ensino. “As vezes, o município está fazendo algo que é muito interessante e aqui faremos a troca de experiências para que, de fato, possamos elevar o padrão da qualidade de ensino”, disse.
Durante a jornada estarão sendo debatidos temas como o projeto do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), uma vez que 2023 é ano de provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e também o censo escolar, ação que, além de servir de referência para as escolas, tem a ver com o acesso e a permanência dos alunos.
Texto: Stalin Melo - Assessoria/SEE
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